terça-feira, 24 de novembro de 2015

Método Pilates: Exercícios de solo nível intermediário.




Método Pilates apresenta muitas variações de exercícios, podendo ser realizada para fins de reabilitação por indivíduos que apresentam algum tipo de doença, por esportistas que buscam um aprimoramento no seu desempenho e por pessoas que almejam um melhor condicionamento físico (SACCO et al., 2005).
O MP combina exercícios e movimentos da ginástica, arte marcial, ioga e dança, como forma de promover uma vida saudável (BERNARDO et al., 2011). Desta forma, utiliza tanto abordagens orientais como ocidentais, nos princípios da cultura oriental: a meditação, a respiração, o equilíbrio, o controle corporal, o relaxamento, a ioga e a arte marcial, e oriundo da cultura ocidental: a força e o tônus muscular (CRAIG, 2005).

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Método Pilates: exercícios nível inciante



Pilates Mat, pré Pilates e exercícios da fase iniciante.

Inicialmente Joseph Pilates criou o Mat Pilates, onde os exercícios são executados no solo
ou em cima de tapetes, que servem de base para o método.
O próprio corpo é utilizado como resistência, proporcionando uma melhor conscientização
e acionando a musculatura da região do abdome (PICOLLI, 2010).

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Prana Personal Training: O Pilates durante a gestação

Prana Personal Training: O Pilates durante a gestação: Por Marília Zara Chiarelli Educadora Física, Instrutora Certificada Internacionalmente pela STOTT PILATES Foto: San Diego Pilates A s...



Foto: San Diego Pilates

A saúde é o bem maior de nossas vidas, e nas mulheres grávidas, ainda mais importante, pois é vida gerando uma nova vida.

Nos últimos anos, tem aumentado significativamente o número de grávidas praticantes de atividades físicas durante a gestação. Estas atividades, no entanto, devem sempre respeitar os limites de cada organismo e ser do total conhecimento e concordância do médico obstetra. Não há dúvidas de que este período provoca grandes transformações no corpo e no estado emocional da mulher.

O crescimento da barriga desloca o centro de gravidade da mulher, dificulta o equilíbrio, aumenta a lordose lombar, provoca a dor lombar, dores nas articulações e possível falta de ar. Existem algumas precauções que devem ser tomadas para que se tenha uma gestação tranquila e saudável.

Se fôssemos subdividir o período gestacional teríamos cuidados específicos para cada um deles:

• No primeiro trimestre, o hormônio relaxina é secretado no corpo, atingindo todas as juntas deixando-as mais relaxadas e suscetíveis à possíveis lesões ligamentares. Aqui deve-se evitar movimentos que demandem a amplitude completa de qualquer junta, no máximo a uma amplitude média de movimento durante os exercícios e aos alongamentos.
Observe o uso excessivo dos adutores para evitar uma dilatação exagerada da sínfise púbica.

• No segundo trimestre, a gestante não deve permanecer em decúbito dorsal ou em posição invertida, pois a pressão uterina pode comprimir vasos sanguíneos importantes resultando em uma diminuição do fluxo sanguíneo ao seu coração, e que pode acabar afetando também o fluxo sanguineo ao feto. A freqüência cardíaca não deve exceder a 140 batimentos por minuto, e para isso, é necessário um bom aquecimento e volta calma. Neste período, o peso adicional gera problemas com o equiílibrio em decorrência da modificação do centro de gravidade.

• No terceiro trimestre continue ajustando sempre as posições para um maior conforto da gestante.

O aumento do útero e da freqüência respiratória da gestante podem ocasionar uma dificuldade para respirar. Geralmente o repouso, deitada de lado ou até mesmo a realização dos exercícios em decúbito lateral aliviam a sensação de falta de ar.

Exercícios indicados:
•Ponte ou rolamento do quadril com a torácica, cervical e cabeça apoiadas na stability ball, evitando o redirecionamento do fluxo sanguíneo;
•Limitar as rotações da coluna;
•Realizar exercícios como o leg press, série de costas em decúbito lateral no reformer;
•Exercícios em 4 apoios, como o alongamento do gato ou até mesmo a flexão de braços com os joelhos apoiados no solo, fazem com que o peso da barriga já ative os músculos abdominais para manter a posição;
•Exercícios em pé com o tronco na posição inclinada darão a mesma sensação da ativação abdominal citado no exercício acima;
•No mat, em decúbito dorsal, realizar movimentos coordenados de braços e pernas com a toning ball nas mãos. Dessa forma, conseguimos gerar uma ativação abdominal sem sobrecarregar a coluna (Exercício indicado caso não haja desconforto na posição dorsal).

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Treinamento Funcional e seus resultados


Texto da Revista Boa Forma, explica um pouco sobre os benefícios e resultados do Treinamento Funcional.


A regra do menos é mais também vale no mundo fitness. "Há algumas décadas, tínhamos a visão de que para emagrecer era preciso fazer aeróbico durante um longo período. Hoje, sabemos que exercícios vigorosos rápidos podem ser mais eficientes", afirma Jomar Souza, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Não acredita? O pesquisador japonês Izumi Tabata comprovou, no final dos anos 1990, que as enzimas de queima de gordura são ativadas após quatro minutos de ginástica.

Se você for até a sua intensidade máxima, o metabolismo seguirá acelerado durante todo o dia, mesmo em repouso. "Para isso, o ritmo deve ser bem forte. Você tem que ficar tão ofegante a ponto de não conseguir falar uma palavra sequer", diz o educador físico Vinícius Possebon, de Caxias do Sul (RS), criador do programa Queima de 48 horas. E, quanto mais grupos musculares forem recrutados, por mais tempo o corpo vai trabalhar para repor o gasto. "Após o HIIT, o metabolismo otimiza o uso de gordura como fonte de energia. É um modo inteligente de preservar a proteína dos músculos e o carboidrato estocado", diz Souza. Ou seja, o segredo não está nas calorias gastas durante a atividade física, mas no combustível usado no dia a dia.
Extraído: http://m.mdemulher.abril.com.br/fitness/boa-forma/treino-funcional-de-5-minutos-que-queima-calorias-por-48h