
Gorduras boas: Alguns ácidos graxos insaturados têm o poder de melhorar a resposta imunológica quando associado a uma alimentação balanceada. Podemos destacar os Ômega 3 e 6, que têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em abacate, peixes, semente de linhaça moída (consumir 1 colher de sopa/dia) e castanhas, como as nozes, castanha do Pará e caju.
Carotenoides: Encontrados principalmente em vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelhas. Ativam o sistema imunológico, logo melhoram a defesa do organismo.
Vitamina E: Encontrado em alguns óleos vegetais como óleo de milho, soja e no azeite de oliva. Quando ingeridos, melhoram a resposta imunológica e também é considerado um antioxidante.
Vitamina C: Tem ação antioxidante e melhora os efeitos da vitamina E, regenerando suas fórmulas de ação quando ocorrem formações de radicais livres. Têm efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. Fontes: laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica, entre outras frutas ácidas.
Carboidrato: Tem sido frequentemente associado à melhora do sistema imune, especialmente se suplementado durante treinos longos e/ou intensos. Deve ser consumido na alimentação de forma fracionada, e durante os treinos, sendo as melhores formas de suplementação os géis e bebidas esportivas.
Probióticos: são bactérias benéficas contidas no iogurte, leite fermentado ou vendidas na forma de suplementos, que reforçam o sistema imune.
Fonte: Companhia de nutrição
Nenhum comentário:
Postar um comentário