sábado, 21 de abril de 2012

Joseph Hubertus Pilates (1880-1967)


Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), criador do método por ele chamado de Contrologia, nasceu na Alemanha. Sua infância foi marcada pela fragilidade de seu estado de saúde: apresentava asma, raquitismo e febre reumática.



Ainda jovem especializou-se em anatomia, fisiologia, cultura física. Dedicou-se à tarefa de se tornar fisicamente forte e saudável.
Pilates já estava 50 anos à frente do seu tempo. Sua definição para um bom condicionamento físico é a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de realizar com facilidade suas atividades diárias.
Um grande diferencial de seu método é a ativação do " centro de forças" do corpo ou CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “powerhouse”) associado à respiração lenta sentindo o abdômen e encolhendo-o ao máximo — como se o umbigo fosse colar nas costas — e as costelas fechando em direção ao centro. Este trabalho de contração, estabiliza a pelve e coluna, auxiliando a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência.

É importante dizer que o método Pilates não se centra em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de sujeito para sujeito. O método segue o princípio da individualidade. Os exercícios são modificados conforme o nível de condicionameto, aptidões físicas e objetivos de cada pessoa.

Os especialistas dizem ser a ginástica mais eficiente de todos os tempos, e já é praticada há mais de 80 anos. No entanto, só nas últimas décadas se popularizou por todo o mundo.

Alguns detalhes durante a execução de uma aula de Pilates são importantes: ninguém faz movimentos automáticos e repetitivos, pelo contrário, cada aluno adquire uma perfeita consciência de todos os músculos que está trabalhando.
"O rigor técnico é o grande segredo" já dizia Pilates .



"Após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou;
após 20 aulas, que as mudanças são visíveis ;
após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças."

Matéria Original

Nenhum comentário:

Postar um comentário