segunda-feira, 30 de abril de 2012

A energia liberada pelas mãos tem o poder de curar


Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar. O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.

Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.

Segundo o cientista, durante seu mestrado foram investigado os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células que ficam os tumores. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”, completou.

A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.

As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição.”

Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress.
O processo de desenvolvimento para realizar este doutorado foi finalizado no primeiro semestre deste ano. Mas a Unifesp está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de abril do ano que vem.


Matéria Original

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Correr é o caminho clássico para a auto-consciência



"Correr é o caminho clássico para a auto-consciência, auto-conhecimento e auto-confiança.
Independência é a característica marcante de um corredor. Ele aprenda a dura realidade de suas limitações físicas e espirituais,quando ele é executado. Ele descobre que o compromisso pessoal de sacrifício e determinação são seus únicos meios de aperfeiçoamento. Os corredores são movidos apenas por meio da auto-conquista ".
Noel Coward.


Matéria Original

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Insônia: exercícios e dieta certa interferem na qualidade do sono


Insônia: exercícios e dieta certa interferem na qualidade do sono


Cada vez mais gente se queixa das noites em claro sem vontade própria.

Dados de um estudo conduzido em São Paulo em 2007 revelam que até 35% dos paulistanos reclamam de insônia, problema que, não bastasse o sacrifício noturno, gera, durante o dia, irritabilidade, fadiga, perda de memória e concentração, sem contar que ainda predispõe a infecções, depressão e doenças cardíacas. As mulheres padecem mais do transtorno: para cada portador do sexo masculino, há três do feminino.

“O indivíduo não consegue dormir ou manter o sono durante a noite e tem um repouso superficial”, define a médica carioca Andréa Bacelar, da Academia Brasileira de Neurologia. “Hoje há um novo conceito de que o insone é aquele que vive insatisfeito com o seu sono. Essa dificuldade é fruto de um estado de hiperalerta na hora de dormir“, diz a neurologista Dalva Poyares, do Instituto do Sono, em São Paulo.

Por que há uma horda crescente de vítimas desse antiapagão? A resposta não espanta, porque são ingredientes da vida nas grandes cidades. A culpa recai sobre o estresse crônico e a ansiedade – e também nas desordens que esses fatores ajudam a desencadear.

“Uma porção de males, entre eles insuficiência cardíaca, refluxo e desordens hormonais, está associada à privação não intencional de sono. Daí a necessidade de investigar a fundo o problema”, aponta a neurologista Rosa Hasan, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP).

Os transtornos da mente, aliás, lideram a lista dos financiadores de insônia. “É comum observarmos dificuldades para dormir entre pacientes com depressão, ansiedade e esquizofrenia”, diz o psiquiatra Teng Chei Tung, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Na menopausa e no período que a sucede, um número significante de mulheres passa a relatar noites em claro. “As oscilações hormonais, as ondas de calor e quadros depressivos figuram entre as principais explicações para o problema”, diz a ginecologista Helena Hachul, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No caso, a reposição hormonal, quando bem indicada e somada a mudanças no estilo de vida, costuma remediar a situação.

No campo do estilo de vida, quem merece o título de fator pró-sono é o exercício físico. Um estudo da Universidade Bellarmine, nos Estados Unidos, acaba de sinalizar, após acompanhar 2,6 mil pessoas de 18 a 85 anos, que a prática regular de uma atividade moderada aprimora em 65% a qualidade do sono.

Nem é preciso viajar para fora do país para colher resultados tão animadores. Na Unifesp, a fisioterapeuta e pesquisadora da área de psicobiologia Carolina Vicaria está avaliando o impacto da musculação e do alongamento no controle da insônia crônica em pessoas antes sedentárias. “Os voluntários que realizam essas atividades uma hora por dia três vezes por semana relatam uma melhora no padrão de sono”, conta Carolina.

Por quê? “Acreditamos que os exercícios atuam na liberação de endorfinas, que produzem uma sensação de bem-estar, e reduzem a ansiedade no momento de dormir”, explica. Outro trabalho realizado na instituição já havia revelado que a caminhada exerce efeito parecido.

Até mesmo a dieta exerce uma pitada de influência na qualidade do descanso. Há indícios de que consumir carboidratos – as massas, sobretudo integrais – à noite teria um poder sonífero, uma vez que o nutriente interfere na bioquímica cerebral instigando a sensação de conforto e a vontade de descansar. Só não vale abusar, sob pena de engordar.

Fonte: mdemulher
April 25th, 2012 by Revista Pilates.
Matéria Original

domingo, 22 de abril de 2012

O que somos é consequência do que pensamos.




Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesment...e porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio; o que acaba com o ódio é o amor."

O que somos é consequência do que pensamos.

Siddharta Gautama século VI a.C. - c.563 a.C. - c. 483 a.C.
De: O Bosque de Berkana

sábado, 21 de abril de 2012

Joseph Hubertus Pilates (1880-1967)


Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), criador do método por ele chamado de Contrologia, nasceu na Alemanha. Sua infância foi marcada pela fragilidade de seu estado de saúde: apresentava asma, raquitismo e febre reumática.



Ainda jovem especializou-se em anatomia, fisiologia, cultura física. Dedicou-se à tarefa de se tornar fisicamente forte e saudável.
Pilates já estava 50 anos à frente do seu tempo. Sua definição para um bom condicionamento físico é a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de realizar com facilidade suas atividades diárias.
Um grande diferencial de seu método é a ativação do " centro de forças" do corpo ou CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “powerhouse”) associado à respiração lenta sentindo o abdômen e encolhendo-o ao máximo — como se o umbigo fosse colar nas costas — e as costelas fechando em direção ao centro. Este trabalho de contração, estabiliza a pelve e coluna, auxiliando a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência.

É importante dizer que o método Pilates não se centra em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de sujeito para sujeito. O método segue o princípio da individualidade. Os exercícios são modificados conforme o nível de condicionameto, aptidões físicas e objetivos de cada pessoa.

Os especialistas dizem ser a ginástica mais eficiente de todos os tempos, e já é praticada há mais de 80 anos. No entanto, só nas últimas décadas se popularizou por todo o mundo.

Alguns detalhes durante a execução de uma aula de Pilates são importantes: ninguém faz movimentos automáticos e repetitivos, pelo contrário, cada aluno adquire uma perfeita consciência de todos os músculos que está trabalhando.
"O rigor técnico é o grande segredo" já dizia Pilates .



"Após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou;
após 20 aulas, que as mudanças são visíveis ;
após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças."

Matéria Original

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Rua x Esteira: um olhar mais técnico.

Rua x Esteira: um olhar mais técnico.


Há corredores que se sentem mais motivados com as paisagens e a movimentação de pessoas durante uma corrida ao ar livre, mas vão para a esteira quando a chuva aperta. Outros não abrem mão da segurança e do conforto da academia, mas acabam dando uma volta lá fora para fugir do tédio.

Desta vez, fomos atrás de um especialista no assunto. Quais as vantagens e desvantagens de cada modalidade? Com a palavra, o ortopedista Cristiano Laurino:

NA ESTEIRA

Vantagens
- Dá para controlar velocidade, distância, inclinação e gasto calórico mesmo sem um relógio com GPS;
- Faça chuva ou sol, seja noite ou dia, nada vai atrapalhar sua corrida;
- As articulações sofrem menos, já que o equipamento é um amortecimento extra;
- O terreno é livre de obstáculos como raízes, buracos e superfícies escorregadias, que podem causar quedas e torções;
- Filmes e programas de TV entram como um fator de distração.

Desvantagens
– Mais monótona;
Você não faz curvas, muda de direção ou corre em descidas;
Ao invés de correr, você saltita;
Os músculos posteriores da coxa não ficam tão definidos;
Trabalha pouco a consciência da postura, dos movimentos e das partes do corpo;
Qualquer momento de distração pode acabar no chão;
É mais caro, já você vai precisar ter o equipamento em casa ou investir numa mensalidade de academia.

NA RUA

Vantagens
– Os treinos são mais parecidos com as competições;
– Você fica um corredor mais resistente, independente das condições do tempo, local do treino, etc.;
– Você não precisa mexer num botão para acelerar e parar;
– Conhece lugares novos;
– Faz amigos;
– A sensação de bem estar não tem preço.

Desvantagens
– As articulações precisam suportar de 2 a 3 vezes o peso corporal, o que aumenta o risco de lesões;
– Você pode desenvolver alguma doenças relacionada à poluição;
– É menos seguro.

Matéria Original
Escrito por Carolina Cagno, Nike Blogger

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Novas evidências indicam que a meditação fortalece o cérebro.

Novas evidências indicam que a meditação fortalece o cérebro.


Estudos anteriores feitos pela Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, já haviam sugerido que meditar durante anos torna o cérebro mais espesso e fortalece conexões entre células cerebrais.

As novas pesquisas feitas pela mesma equipe californiana revelaram ainda mais benefícios associados à prática. Os resultados foram publicados pela revista Frontiers in Human Neuroscience.

O cientista Eileen Luders e seus colegas do Laboratory of Neuro Imaging da UCLA dizem ter encontrado indícios de que pessoas que meditam durante muitos anos têm quantidades maiores de dobras no córtex cerebral do que pessoas que não meditam. Isso poderia acelerar o processamento de informações.

A equipe também encontrou uma relação direta entre a quantidade de dobras e o número de anos durante os quais a pessoa meditou.

Isso pode talvez ser mais uma prova da neuroplasticidade do cérebro - a habilidade do órgão de se alterar, ou se adaptar, em resposta a estímulos externos.

Córtex

O córtex é a camada externa do cérebro e tem papel fundamental na memória, atenção, pensamento e consciência.

Os dobramentos corticais são o processo pelo qual a superfície do cérebro se altera para criar sulcos e dobras. Sua formação pode promover e melhorar os processos nervosos.

Presume-se, portanto, que quanto mais dobras se formam, maior a capacidade do cérebro de processar informações, tomar decisões e formar memórias.

"Em vez de simplesmente comparar pessoas que meditam com as que não meditam, queríamos ver se havia uma relação entre a quantidade de prática da meditação e o grau de alteração do cérebro", disse Luders. "Quer dizer, associar o número de anos de meditação com a incidência das dobras".

Testes

Os pesquisadores fizeram exames de ressonância magnética em 50 praticantes de meditação - 28 homens e 22 mulheres. Esse grupo foi comparado a outro, de não praticantes, com idade e sexo equivalentes.

Os praticantes haviam meditado em média 20 anos. Os tipos de meditação eram variados, entre eles, Zen e Vipassana.

A equipe disse ter encontrado grandes diferenças na incidência das dobras em participantes que praticavam meditação.

Para os pesquisadores, a revelação mais interessante foi a correlação positiva entre o número de anos de meditação e a quantidade de dobras, especialmente em uma estrutura do cérebro conhecida como ínsula.

Sabe-se que essa estrutura está associada às emoções humanas. E que lesões na ínsula podem resultar em apatia, perda de libido e alterações na memória.

"Talvez (a descoberta) mais interessante tenha sido a relação positiva entre o número de anos de meditação e a quantidade de dobramentos insulares".

Emoção e raciocínio

Luders mencionou estudos anteriores que indicam que a ínsula funcionaria como um integrador entre a emoção e o raciocínio.

"Pessoas que meditam são conhecidas por serem mestras em introspecção e consciência, assim como em controle emocional e autorregulação, então os resultados fazem sentido - quanto mais tempo alguém medita, maior a incidência das dobras na ínsula".

Luders adverte que fatores genéticos e ambientais podem ter contribuído para os efeitos observados.

Ainda assim, "a relação positiva entre as dobras e o número de anos de prática dá suporte à ideia de que a meditação aumenta a incidência das dobras".



Fonte: BBC Brasil

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Hábitos para ter um sono tranquilo

Doze hábitos para ter um sono tranquilo

Ter um sono tranquilo é essencial para manter a saúde em dia. Veja algumas dicas para garantir esses benefícios e ter uma vida mais saudável




1. Durma sempre no mesmo horário todos os dias.

2. Mantenha-se no peso adequado, pois com o excesso de peso as chances de apresentar ronco e apneia (falta de respiração durante o sono) são maiores.

3. Evite alimentos como café, guaraná, energéticos, alguns refrigerantes e chás mate, preto e verde, pois possuem cafeína que é um estimulante e pode provocar insônia.

4. Cuidado com medicamentos que contenham cafeína. Eles poderão tirar o seu sono.

5. Consuma chás. Os chás de ervas (menos mate, preto e verde) ajudam a relaxar, mas não devem ser ingeridos muito quentes.

6. Evite beber muito líquido antes de dormir, pois inevitavelmente precisará ir ao banheiro.

7. Evite o cigarro e o álcool. O álcool pode agravar casos de ronco e apneia, já que provoca o relaxamento dos músculos da traqueia.

8. Prefira comidas leves antes de dormir, pois facilitam a digestão. Evite a ingestão de comidas gordurosas como frituras em geral e o consumo de grandes quantidades de alimentos antes de dormir.

9. Prefira se exercitar durante o dia, pois no período da noite pode atrapalhar o seu sono.

10. Caso o sono não apareça, levante-se e tente fazer alguma outra atividade relaxante que não seja assistir a televisão (a claridade e o barulho prejudicam o sono tranquilo).

11. Se estiver preocupado com alguma coisa escreva num papel, isso tem o intuito de relaxar e deixar os problemas “de lado”.

12. Mantenha o seu colchão, o travesseiro e a roupa de cama em boas condições para que o momento do sono seja de pleno relaxamento.


Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia
Colaboração: Renata Gonçalves
Nutricionista do GANEP (Grupo de Nutrição Humana)

Atualizado em: 14/02/2012

Cura pela Natureza: Os benefícios da pimenta


Cura pela Natureza: Os benefícios da pimenta: Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta, tanto do gênero piper (pimenta-do-reino) como do capsicum (pimenta ve...

domingo, 8 de abril de 2012

D Lynch - Consciência Criatividade e Cérebro - 01 de 11.mp4

A Dieta dos Homens Precisa Ter Mais Calorias?

A Dieta dos Homens Precisa Ter Mais Calorias?


Entenda o que acontece no metabolismo masculino.





Como definição, metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O me...tabolismo pode estar em estado catabólico, que é a degradação dos nutrientes, ou em estado anabólico, que é a síntese de nutrientes.Em dietas de emagrecimento estamos em estado catabólico, por exemplo.

Metabolismo basal e a importância da musculação
Aproximadamente 70% das calorias que gastamos durante o dia ocorrem via metabolismo basal. O principal determinante desta queima calórica é a musculatura. Portanto, quanto maior a massa muscular de um indivíduo, maior a sua queima calórica. Este é um dos motivos pelos quais a musculação é muito importante no processo de emagrecimento.

Os homens, devido ao hormônio testosterona, possuem maior massa magra e, consequentemente, têm um metabolismo maior. Por isso, podem ingerir mais calorias.



Fonte: Graciele Tombini

www.revistapilates.com.br

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Meditações Metafísicas

"Eu verei aquele que hoje se considera meu inimigo como um divino irmão, escondido sob um véu de algum mal-entendido. Eu rasgarei esse véu com um punhal de amor, de forma tal que, vendo minha humildade, clamando por compreensão, ele não mais desprezará a oferta da minha boa-vontade." Paramahansa Yogananda, "Meditações Metafísicas"


Musculação emagrece?


Musculação emagrece?
Postado por Guiadadieta em 26/10/2010




Muitos acreditam que a musculação atrapalha quem quer emagrecer, pois enquanto ela queima gordura, ela aumenta a massa muscular (massa magra) assim não fazendo muita diferença na hora da balança. Isso é um mito…

A musculação acelera o metabolismo favorecendo a queima de gordura pelo organismo. Mas durante o treino, ela não usa a gordura como fonte de energia e sim fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia, acontece um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.

Quanto ao gasto calórico, em 30 minutos intensos de musculação, você pode eliminar de 200 a 300 kcal. (Dependendo de cada metabolismo), e após
a musculação, o praticante tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.
Assim o músculo gasta calorias apenas por existir: quanto mais massa muscular você conseguir, mais acelerado será seu metabolismo e mais calorias você gastará (mesmo em repouso)

Exemplo: 1 kg a mais de músculos = consome 15 kcal extras por dia.
Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana.

Quando se quer emagrecer, deve-se gastar mais calorias do que se ingere, Qualquer atividade física ajuda a emagrecer, pois promove gasto calórico.
E melhor é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e aos alongamentos, com avaliação e acompanhamento de profissionais.

Alguns benefícios da Musculação:

•Auxilia no controle e convívio com a TPM
•Combate à flacidez
•Ajuda a dar mais sustentação para as próteses de silicone
•Aumento do metabolismo.
•Melhora a postura
•Melhora a coordenação motora
•Melhora o sono e o bem estar
•Estimula a produção de hormônios anabólicos e substâncias a betaendorfina que estimulam um melhor convívio com o humor.
•Aumento da resistência muscular, da proteção dos ossos e articulações
•Flexibilidade
•Normalização dos níveis de pressão sanguínea;
•Previne: Osteoporose, Artrose (desgaste das articulações) e Diabetes
•Diminui o colesterol
•Reduz o risco de hipertensão