sábado, 22 de dezembro de 2012

Motivação, exercício e saúde! Artigos Jaqueline Nieto, Qualidade de Vida

Texto Original

Bem, eu não sou atleta, não sou fascinada por um corpo perfeito, cheio de curvas. Não sou viciada em treino, não acho bom sair da academia toda suada, com dores no corpo e sensação de ter sido atropelada (será que só eu tenho essa sensação de vez em quando?). Não. DEFINITIVAMENTE NÃO! Mas posso dizer que sou comprometida com minha saúde, e esse é o grande lance para quem quer manter-se motivado por longos períodos, e não se exercitar apenas para passar o Reveillon na praia.
Todo mundo está cansado de saber que exercício físico pode melhorar diversas funções do organismo, mas o que, especificamente, podemos buscar no exercício? Vou deixar um pouco mais clara esta relação entre exercício físico e saúde.
Primeiramente, o exercício físico modifica componentes celulares importantes (como enzimas, mitocôndrias, expressões de determinados genes e cadeias de DNA, entre outras). São estas estruturas que determinam aumento de hipertrofia, de resistência, de flexibilidade, de força… Mais aptidão física, mais saúde!
O exercício físico melhora o controle da circulação sanguínea e pressão arterial, que é exercido pelos pequenos vasos, tornando-os mais eficientes e adaptáveis conforme a situação (maior atividade ou descanso). Menos pressão, mais saúde!
O exercício físico aumenta a irrigação cerebral, suprindo-o com mais nutrientes (dependente da dieta) o que estimula liberação de substâncias que aumentam a sensação de bem-estar, alegria, prazer e confiança. Menos estresse, mais saúde!
Isso para citar apenas alguns dos benefícios mais comentados ou conhecidos. Podemos dizer que o exercício físico age na causa do problema e, melhor, não tem efeitos colaterais! Para isso, a auto motivação é muito importante, tanto para se manter em atividade quanto na atividade. Enquanto estou correndo, fico pensando “vamos lá, está indo bem, não desista, falta pouco…” E assim posso ir longe!
O ideal é sempre respeitar seus limites, determinar objetivos alcançáveis e manter a motivação. E se o objetivo é saúde, você precisará de muita motivação!

Um grande abraço e ótimos treinos!


O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

Enviado pela Jaqueline Alves Nieto – Educadora Física – CREF: 090794-G/SP
Licenciada e Bacharel em Educação Física
Cursando Especialização em Atividade Motora para Grupos de Risco